IMPRIMA COM EFICIÊNCIA

12/11/2009

IMPRIMA COM EFICIÊNCIA
Desktops e laptops não são a única área onde TI pode melhorar a eficiência. As impressoras tendem a ser trocadas com menos freqüência do que os PCs, mas a cada ano novos modelos trazem mais eficiência.

  • · A cada geração de impressoras da Hewlett-Packard, por exemplo, a eficiência de energia aumentou entre 7% e 15%. Portanto, a substituição de unidades de algumas gerações passadas por novos modelos Energy Star pode reduzir os custos de energia em 25%. Além disso, o empacotamento de consumíveis é menor nas novas máquinas, o que resulta em menos descarte.
  • · Novas tecnologias também estão melhorando a eficiência. No primeiro semestre, a HP começou a trocar os tubos fluorescentes utilizados para fotocópia por LEDs em alguns produtos. A tecnologia consome 1,4 vez menos energia durante a cópia e quatro vezes menos energia quando está ociosa.
  • · As impressoras também estão mais inteligentes em relação a quando entrar no modo de baixo consumo de energia. O modelo multifuncional da Xerox, por exemplo, monitora o padrão de uso da impressora ao longo do tempo para decidir quando desativá-la e colocá-la online.
  • · Outra medida que pode reduzir danos ao meio ambiente seria configurar as impressoras para imprimir em ambos os lados. Apesar de o modo duplex não economizar energia, evita a utilização desnecessária de papel. O modo duplex diminui em 25% o consumo de papel.
  • · A conta de energia da empresa não vai baixar, mas os custos de papel e as emissões de energia e carbono envolvidas em produzir o papel, sim.
  • · Os administradores podem configurar impressão duplex em todas as impressoras, definir modos de economia de energia ou configurar as máquinas para desligar durante horas específicas da noite ou do fim de semana usando ferramentas de automação de diversos fabricantes de impressoras.
  • · Consolidação e melhor gerenciamento de impressoras, scanners e outros periféricos também ajudam a economizar energia e dinheiro. Uma copiadora, uma impressora e um aparelho de fax individualmente podem consumir 1.400 kWh de energia por ano, enquanto uma impressora multifuncional consome metade disso.
  • · As impressoras multifuncionais, que combinam cópia, impressão, digitalização e fax, oferecem eficiência adicional, facilitando o gerenciamento de consumíveis e economizando não só espaço mas também energia. A consolidação de apenas dois dispositivos em uma única máquina, por exemplo, reduz o consumo de energia em aproximadamente 40%, segundo a HP, indo um pouco além, podemos configurar o serviço de roteamento de faxes recebidos para uma caixa de entrada de e-mail ao invés de para uma impressora.

Os esforços de TI verde devem olhar além do data center. Sim, este é o ponto certo pra começar, já que a virtualização e consolidação dos servidores podem diminuir os gastos e também render benefícios ambientais como o baixo uso de energia sem a necessidade de criar uma nova central de dados. Mas as empresas têm ambições maiores e, como as equipes de TI tentam fazer sua parte, leia a seguir dez aspectos que devem ser considerados na hora de tornar-se verde.

Fonte: Zion Technologies – TI VERDE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: